Tandoori Masala - Tempero para Assados | Bhumi Manjari
Tandoori Masala - Tempero para Assados

Tandoori Masala - Blend Picante para Assados

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Tandoori Masala - Mistura de Tempero para Assados
Pó Fino Castanho-Avermelhado com Sabor Picante e muito Aromático inspirado na Culinária Indiana.

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Tandoori Masala - Mistura de Tempero para Assados
Pó Fino Castanho-Avermelhado com Sabor Picante e muito Aromático inspirado na Culinária Indiana.


Tandoori Masala é elaborada com páprica doce, açafrão-da-terra, coentro, cominho, gengibre, páprica defumada, pimenta cayena, noz-moscada, cravo, canela, urucum, alho e cardamomo.




* Tandoori Masala


Esta mistura de temperos é usada tradicionalmente em marinadas para aves, carnes, peixes ou queijo que serão assados em "tandoor" (forno de barro). Na ausência do forno indiano, as preparações podem ser assadas em forno comum ou até mesmo grelhadas.


A mistura pode ainda ser usada para dar um toque especial a "curries" e pratos com vegetais, combina muito bem também com molhos de tomate e batatas.


Na cozinha do dia-a-dia pode ser adicionada a refogados, ensopados, grelhados ou assados em geral, incluindo os legumes - conferindo um sabor exótico.



* Frango Tandoori


Ingrediente chave para preparar o famoso prato indiano: ”Frango Tandoori"Tandoori masala é usado extensivamente com pratos como o Frango Tandoori. Neste prato, o frango é coberto com uma mistura de iogurte natural e tandoori masala. O frango é então assado no tandoor em fogo alto; quando preparado desta forma, o frango tem um exterior cor-de-rosa e um sabor salgado.


Experimente o "Frango Tandoori” rápido e fácil: em uma tigela misture 4 colheres de sopa de iogurte com duas colheres de chá de tandoori e azeite. Deixe marinar os pedaços de frango (experimente coxa e sobre coxa desossada) nesta mistura antes de assar. 


Sirva com arroz Bismati ou pão Naan.


Outros pratos de frango usam este masala, como tikka ou frango de manteiga, a maioria deles pratos de Punjabi. Carne que não seja frango pode também ser usada, assim como o queijo paneer (paneer tikka).




* Como Usar?


Em sopas, cremes, batatas, legumes, ensopados, refogados e até mesmo polvilhado sobre a comida!


Utilize nas mais variadas preparações frias, quentes, doces e salgadas possíveis, como cozidos, molhos, pães, tortas, caldas, massas e tantas outras preparações culinárias.


Experimente utilizar em marinadas, temperar batatas ou legumes e até mesmo na pipoca! Seu aroma é potencializado quando refogado com ghee (manteiga clarificada) ou óleos vegetais.



Curiosidades: A ingestão de especiarias é amplamente associada à benefícios relacionados a digestão, além de estar associada a propriedades terapêuticas.

O uso de ervas e especiarias tem sido muito importante ao longo da história. Muitas especiarias não foram inicialmente difundidas pelo seu valor culinário, e sim por suas notórias propriedades medicinais associadas aos benefícios para a saúde.

Para os indianos, além de conferir sabor, as especiarias são consideradas responsáveis pela cura de muitos males na qual bem-estar e alimentação adequada devem caminhar juntos. As ervas, especiarias e diversas misturas de temperos têm importância fundamental na terapia Ayurveda e na culinária indiana, sendo utilizadas diariamente em diversos tipos de preparações medicamentosas.

Na medicina moderna sabe-se que as especiarias podem substituir remédios em doenças comuns, prevenir enfermidades e contribuir para o estado de saúde.



Quer saber mais sobre os benefícios das Masalas?

Acesse a MATÉRIA "Chai Masala e o Poder das Especiarias".




Benefícios das Masalas:



- auxiliam o processo digestivo;

- seu uso é bastante indicado na redução do consumo de sal e açúcar;

- possuem princípios ativos com propriedades medicinais;

- inibem o excesso de acidez e controla o fogo digestivo;

- estimulam a produção de enzimas envolvidas na digestão;

- facilitam a absorção dos nutrientes;

- aquecem o corpo no inverno e são indispensáveis em dias quentes para o equilibro do corpo;

- proporcionam equilíbrio para um fogo digestivo saudável e a produção de tecidos;

- possuem propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo, promovendo queimas calóricas ao longo do dia;

- entre outros.


Nossas masalas são produzidas em pequena escala com matéria-prima pura e de primeira qualidade, para produzir e entregar sempre produtos indiscutivelmente frescos, aromáticos e com a máxima potência disponível.



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* BENEFÍCIOS *


- auxiliam o processo digestivo;

- ajudam na redução do consumo de sal e açúcar nas refeições;

- possuem princípios ativos com propriedades medicinais;

- inibem o excesso de acidez e controlam o fogo digestivo;

- estimulam a produção de enzimas envolvidas na digestão;

- facilitam a absorção dos nutrientes;

- aquecem o corpo no inverno e são indispensáveis em dias quentes para o equilíbro do corpo;

- proporciona equilibrio para um fogo digestivo saudável e a produção de novos tecidos;

- possui propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo, promovendo queimas calóricas ao longo do dia;

- entre outros.




* CURIOSIDADES *


A ingestão de especiarias é amplamente associada à benefícios relacionados a digestão, além de ser um produto alternativo para a redução da quantidade de sal nos alimentos.


Ao longo da história, muitas especiarias não foram inicialmente difundidas pelo seu valor culinário, e, sim, por suas notórias propriedades medicinais


Atribui-se, ainda, as especiarias, propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e promovem queimas calóricas ao longo do dia. 


Para os indianos, além de conferir sabor, as especiarias são responsáveis pela cura de muitos males, na qual bem-estar e alimentação saudável devem caminhar juntos.


As masalas, ervas e especiarias têm importância fundamental na medicina Ayurvédica e na culinária indiana, sendo utilizadas diariamente em diversos tipos de preparações medicamentosas e/ou alimentícias.




* ESTUDOS CIENTÍFICOS *


Estudos científicos apontam que Ervas e Especiarias são fortes aliadas para uma alimentação saudável, e os benefícios do seu consumo para a saúde tem alto valor medicinal na prevenção de doenças. 


Veja abaixo de que forma elas podem auxiliar na sua saúde:



1) Aumentam o Consumo de Alimentos Saudáveis

Adicionar Ervas e Especiarias aos pratos de baixa gordura (como vegetais, massas e carnes magras) torna esses pratos mais apetitosos. Pesquisas indicam que os pratos pouco gordurosos foram classificados como tão saborosos quanto sua versão mais calórica quando continham esses temperos.


2) Diminuem o Consumo de Sódio

Ervas e Especiarias têm o potencial de dar sabor aos alimentos sem precisar da adição de tanto sal. Inúmeras pesquisas científicas comprovam que pessoas que usam maior variedade de temperos no preparo da comida consomem menor teor de sal nas refeições. Um desses estudos apontou que os participantes que usavam ervas e especiarias na alimentação consumiam uma média de 966 mg por dia a MENOS de sódio.


3) Melhoram o Metabolismo e a Saciedade

Segundo pesquisas determinadas pimentas aumentam o gasto energético e a saciedade em adultos. Estudos concluíram que pimentas vermelhas podem ajudar as pessoas que estão tentando controlar o seu peso.


4) Reduzem os Fatores de Risco Cardiovascular

De acordo com estudos científicos, adicionar uma mistura de especiarias a uma refeição rica em gordura ajuda a diminuir os índices de insulina e triglicerídeos em relação a mesma refeição sem estes temperos. 


5) Melhoram a Sensibilidade à Insulina

Estudos científicos recentes revelaram que a Canela pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue e diminuir a sensibilidade à insulina.



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